terça-feira, 29 de março de 2011

Satélites da NASA detectam impacto extenso da seca sobre a floresta amazônica.

Um novo estudo financiado pela NASA revelou redução disseminada do verde da floresta em vastas áreas da bacia amazônica causada pela seca recorde de 2010. O estudo foi liderado por Liang Xu, da Universidade de Boston e contou com a participação de cientistas de vários países, inclusive o Brasil. A motivação veio das notícias veiculadas em jornais e na internet sobre o rigor da seca do ano passado. "Ano passado foi o mais seco em 109 anos da história de medição do nível das águas do Rio Negro no porto de Manaus. Para comparação, o nível mais baixo durante a chamada seca de uma vez em cem anos, em 2005, foi apenas o oitavo mais baixo," informou Marcos Costa, co-autor da Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Saiba mais em: http://www.nasa.gov/topics/earth/features/amazon_drought.html

domingo, 27 de março de 2011

STF sujou a ficha.

Mensagem da equipe AVAAZ, de 25 de março de 2011:


Caros amigos,


O STF decidiu ontem: a Ficha Limpa só será válida para 2012.


O Ministro Luiz Fux quebrou todas as expectativas e frustrou a sociedade brasileira ao dar o voto do desempate que liberou os corruptos barrados a assumirem seus postos no Congresso Nacional. Ao ser apontado para o STF, o Ministro Fux elogiou a Ficha Limpa dizendo que ela “conspira a favor da moralidade”. Somente ontem ficamos sabendo do seu verdadeiro posicionamento.

Alemanha livre de energia nuclear em 2017.

Por Sergio Ulhoa Dani, de Heidelberg, Alemanha, em 27 de março de 2011.


A Alemanha poderá desativar todas as suas usinas nucleares até 2017 sem prejuízo da segurança energética e sem a necessidade de importação de energia elétrica adicional, informou o presidente da Agência Federal do Ambiente, Jochen Flasbarth ao jornal Süddeutsche Zeitung [1].


A condição para que isso ocorra é a expansão das fontes de energia renovável, incluindo o desenvolvimento de usinas termoelétricas eficientes, movidas a biodiesel e biogás. "A mudança da base energética não implica em custos mais altos ", afirma Flasbarth. Até 2050 as necessidades de energia elétrica da Alemanha poderão ser completamente cobertas por fontes renováveis.


O Brasil é auto-suficiente em fontes de energia renovável. Por que então está comprando a tecnologia nuclear alemã cara, obsoleta, perigosa e poluente, que nem a própria Alemanha quer mais?


[1] http://www.sueddeutsche.de/wirtschaft/moratorium-widerstand-gegen-abschaltungen-atomkonzerne-auf-konfrontationskurs-zu-merkel-1.1073024

quinta-feira, 24 de março de 2011

Revalidação de diplomas e títulos estrangeiros na Alemanha será facilitada.

Berlim - Graus acadêmicos e de formação profissional obtidos no estrangeiro serão mais facilmente reconhecidos na Alemanha, é o que determina a lei de reconhecimento (Anerkennungsgesetz) cujo projeto foi aprovado hoje pelo Gabinete Federal (Bundeskabinett). Com esta lei, o governo alemão oferece uma solução para a falta de profissionais qualificados que se insinua ou já se instalou em vários setores da sociedade alemã. "Estamos numa disputa internacional pelas melhores cabeças", disse a ministra de pesquisa alemã, Annette Schavan (CDU).

http://www.aerzteblatt.de/nachrichten/45215/Auslaendische_Abschluesse_werden_in_Deutschland_kuenftig_besser_anerkannt.htm

quarta-feira, 23 de março de 2011

Para o PT, o Brasil está ótimo

Um programa de TV exibido hoje no Brasil expõe a nú a realidade brasileira: o custo de vida é dos mais altos do mundo e tende a crescer, com uma “mãozinha” do governo, que já anunciou que quer reeditar a malfadada CPMF e vai aumentar ou criar novos impostos. A arrecadação dos impostos brasileiros bate recorde todos os meses e o governo ainda quer mais. Estamos com 40 ministérios e, ainda agora, o governo criou mais uma secretaria com “status” de Ministério. A escola pública está uma lástima e a particular está caríssima. Não obstante o ensino é péssimo na pública e ruim na particular. Na Inglaterra, o governo acaba de baixar os impostos para colaborar com o povo, especialmente com a classe média (sic) e a Alemanha cortou gastos governamentais, exceto na Educação e na Ciência e Tecnologia. Uma repórter de uma rede de televisão, que voltou a trabalhar em São Paulo recentemente, deu seu depoimento, escandalizada, pois está gastando mais em São Paulo com aluguel, comida e transporte que em Manhatan, onde morava. Um professor universitário aposentado está há 15 anos sem recomposição salarial. Um trabalhador rural que precisou de tratamento médico intensivo não conseguiu vaga em hospitais da rede pública e só não morreu porque contou com a caridade dos doadores que pagaram a conta de mais de 100 mil reais em apenas dois meses de internação hospitalar e tratamentos médicos. Nesse mundo louco, o PT vem dizendo que o Brasil está ótimo!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pó de marimbondo não tem cheiro

por Paulo Maurício Serrano Neves


A tragédia que abalou o Japão, causada pela magnitude do terremoto e do tusunami nos ensina duas coisas em destaque: a primeira é que o Planeta Terra tem "vida" própria e a segunda que a mais alta tecnologia e capacidade de prevenção e reação pode ser surpreendida e derrotada.