terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A universidade em ritmo de barbárie, vinte e cinco anos depois.

A universidade em ritmo de barbárie, vinte e cinco anos depois.


Por Sergio U. Dani, de Göttingen, Alemanha, 28 de dezembro de 2010.


‘C'est pire qu'un crime; c'est une faute.’ (É pior que um crime; é um erro.).
Joseph Fouché (1759-1820), estadista francês.


‘A Universidade em Ritmo de Barbárie’ é o título de um livro do filósofo José Arthur Gianotti, publicado em 1986 pela Editora Brasiliense. No ensaio, Gianotti denunciava o processo de degradação pelo qual passava a universidade brasileira, que recuava rapidamente em qualidade, objetividade e função social: ‘Se não se apostar no poder acadêmico, se não se lhe abrir um espaço próprio, a universidade será enervada por suas convulsões. E como o país não pode dispensar institutos de pesquisa que alimentem o desenvolvimento tecnológico, e escolas que formem suas elites, ela será marginalizada e posta em banho-maria, enquanto uma burocracia ilustrada, apoiada no estado, tratará de criar centros de excelência destinados a cumprir as tarefas que a universidade não soube desenvolver. Uma enorme rede de ensino universitário servirá para enganar a demanda das massas, enquanto o verdadeiro conhecimento tomará outros rumos’, profetizava.


Encontro discute o perfil do imigrante brasileiro

Quarta-feira, Outubro 20, 2010
Notícia publicada por Juliana Iorio em 6:35 PM
juiorio@ig.com.br
http://brasileportugal.blogspot.com/2010/10/estudo-revela-o-perfil-do-imigrante.html


Estudo revela o perfil do imigrante brasileiro


Os resultados de um projeto realizado em conjunto pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa), o Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (do Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa) e o Centro de Estudos Sociais de Coimbra, foram divulgados no dia 18 de Outubro, durante o encontro científico “Migrações Internacionais: Brasileiros no Mundo", que decorreu em Portugal.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

J’ACUSE !!! (Eu acuso!)

J’ACUSE !!!
(Eu acuso !)


(Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes)


« Mon devoir est de parler, je ne veux pas être complice.
(Émile Zola)
Meu dever é falar, não quero ser cúmplice. (...)
(Émile Zola)


Foi uma tragédia fartamente anunciada. Em milhares de casos, desrespeito. Em outros tantos, escárnio. Em Belo Horizonte, um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a prova subsequente. (Notem bem: o alegado “dano moral” do estudante foi ter que... estudar!).


A coisa não fica apenas por aí. Pelo Brasil afora, ameaças constantes. Ainda neste ano, uma professora brutalmente espancada por um aluno. O ápice desta escalada macabra não poderia ser outro.


O professor Kássio Vinícius Castro Gomes pagou com sua vida, com seu futuro, com o futuro de sua esposa e filhas, com as lágrimas eternas de sua mãe, pela irresponsabilidade que há muito vem tomando conta dos ambientes escolares.


Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática.

sábado, 27 de novembro de 2010

Quanto custa perder a Biodiversidade?

Quanto custa perder a Biodiversidade


por Serrano Neves (*)


Biodiversidade, para simplificar a conversa, é a natureza sem os seres humanos.


Sem os seres humanos a natureza seria o exemplo perfeito de sustentabilidade pois ela se renova e essa renovação acontece mesmo quando parece que toda a vida natural se extinguiu, como já aconteceu com o Planeta Terra, se não me engano, por duas vezes.

domingo, 14 de novembro de 2010

Quanto custa formar um médico?

From Medscape Medical News:
Years After Residency, Primary Care Physicians Still Face Financial Woes


Mark Crane


November 11, 2010 — The typical primary care physician will be in a financial hole, with expenses exceeding income, for 3 to 5 years after residency, forcing the doctor to cut expenses and delay savings to remain solvent, a new study in the November issue of Academic Medicine found.

sábado, 13 de novembro de 2010

Membros do CRBE eleitos em 2010

A Comissão do Regimento do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) homologou, em 11/11, o resultado do processo de consultas para escolha de seus membros, realizado entre 1 e 9 de novembro, por meio de votação pela internet.
Como informado pela Nota à Imprensa 637, de 29 de outubro, a criação do CRBE amplia o conjunto de ações que o Ministério das Relações Exteriores desenvolve com o objetivo de aprimorar a assistência consular e o apoio aos cerca de três milhões de compatriotas que vivem fora do Brasil. Fonte: Ministério das Relações Exteriores.

domingo, 31 de outubro de 2010

As eleições do outro mundo

As eleições do outro mundo


Por Sergio Ulhoa Dani (*)
da Alemanha, em 31 de outubro de 2010


Mais de 130 milhões de eleitores poderão comparecer hoje às urnas no Brasil para eleger seus representantes na Presidência da República. Outras eleições acontecerão entre os dias 1º e 9 de novembro, pela internet, para a escolha do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE).

O direito de apertar o botão

Por Egydio Hervé Neto
de Porto Alegre/RS, 29 de outubro de 2010

A gente entra no calor de uma refrega mas não avalia o contorno da batalha, seus motivos, seus integrantes. Hoje ao meio dia, assistindo a um debate na Globo NEWS, prestei atenção em alguns números que a gente normalmente deixa passar e que na realidade fazem toda a diferença.

sábado, 30 de outubro de 2010

Percepção da corrupção piorou durante o governo Lula

O país obteve nota 3,7 em escala de zero a dez e ocupa 69ª posição na lista


A percepção da corrupção no Brasil piorou durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O carisma de Lula, aliado aos programas sociais do governo, ao crescimento econômico e à eleição do país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Rio, serviram para mascarar os profundos problemas de corrupção no Brasil. É o que revela o Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela ONG Transparência Internacional, com sede em Berlim.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/brasil-tem-mau-resultado-em-ranking-que-monitora-corrupcao

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Política negligencia ameaça de extinção de espécies, alerta ONU

Meio Ambiente | 22.05.2010
Fonte: Deutsche Welle


Nações Unidas dedicaram o dia 22 de maio e o ano de 2010 à conscientização sobre a ameaça à biodiversidade. Ponto de desequilíbrio de ecossistemas poderá ser súbito e ter consequências irreversíveis.

Casa de viúva de Chico Mendes sofre tentativa de invasão no Acre

24/10/2010 - 20h29
Reportagem de Kátia Brasil
De Manaus para a Folha Online

domingo, 24 de outubro de 2010

Tomei uma decisão

Por Ozires Silva, em 3 de outubro de 2010


Acordei hoje com um pensamento fixo: 'Preciso escolher meu candidato à Presidência da República.' Mas, votar em quem? O primeiro pensamento foi: NÃO VOTAREI NA DILMA! Mas por quê? Seria por causa do Lula?

sábado, 23 de outubro de 2010

Um pouco de história real

Mensagem enviada por Heverardo R. Carvalho, de Uberaba, em 21 de outubro de 2010

Especialista em multiplicação de riqueza pessoal

Eike Batista acumula fortuna pessoal semeando destruição sócio-ambiental, apoderando-se de jazidas de ouro e petróleo em promiscuidade com políticos e governos autoritários


(Pout-pourri de informações disponíveis na Wikipedia e principais jornais do Brasil e do mundo)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O filme vazou

Circula na internet um filme gravado por João Salles (reproduzido ao lado) que retrata uma reunião entre José Dirceu (cassado pela CPI do Mensalão), Bruno Maranhão (que invadiu o Congresso), o presidente Lula da Silva, Luiz Gushiken (ministro chefe da casa civil acusado de participação em desvio de verbas), Gilberto Carvalho (acusado de proteger o 'Sombra', um dos envolvidos na morte do prefeito Celso Daniel) e Guido Mantega (ministro da fazenda).


O presidente da república, Lula da Silva, aparece de camiseta verde no início do filme, atrás de José Dirceu. Ao perceber que estava sendo filmado, Lula foge rapidamente, por trás de José Dirceu, que lhe pede desculpas. O filme retrata a preocupacao de Lula e José Dirceu em não serem filmados juntos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Embargo da ciência e legalização do genocídio

Governo embarga atividades científicas e de conservação ambiental premiadas e legaliza genocídio em Paracatu


Por Sergio U. Dani, 14 de outubro de 2010


PARACATU-MG, Brasil, Setembro de 2010 - Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO – deslocaram-se de Brasília para embargar a ciência e a conservação da natureza em Paracatu. Os fiscais do governo embargaram as atividades de ciência, tecnologia e conservação da natureza desenvolvidas pela Fundação Acangaú, reconhecidas no Brasil e no exterior através de prêmios como o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica e o Prêmio Furnas Ouro Azul, e diversas publicações científicas. Ao mesmo tempo em que pune quem faz ciência e protege a natureza e a saúde das pessoas, o governo, através do DNPM-Departamento Nacional de Produção Mineral e outros órgãos legaliza a destruição de nascentes, a degradação de milhares de hectares, a poluição das águas superficiais e subterrâneas e um verdadeiro genocídio ao conceder licenças ambientais para a expansão da mineração de ouro a céu aberto em Paracatu pela transnacional canadense Kinross Gold Corporation. O embargo da ciência feito pelo governo deixa o rastro da perseguição política e do aparelhamento do estado. As publicações científicas e as ações administrativas e judiciais movidas pela Fundação Acangaú e seus colaboradores denunciam o tráfico de poder e a corrupção em Paracatu e no Brasil.


Extrato da notificação do ICMBIO (AUTO DE INFRAÇÃO 001289 SERIE A): „Ficam embargadas todas as atividades do laboratório de genética, do viveiro de mudas, do Núcleo de Apoio à Pesquisa, da abertura de trilhas e do 'loteamento' na Fazenda Caetano localizada no município de Paracatu-MG“.


A Fundação Acangaú recorrerá da notificação. Saiba mais lendo a carta encaminhada à SBPC-Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência e ABC-Academia Brasileira de Ciências:

domingo, 10 de outubro de 2010

'Exilados' do crescimento

Forte expansão da economia no país no período 2001-2009 não evitou emigração de meio milhão de brasileiros


Reportagem publicada em 02/10/2010 às 20h08m
Por Fernando Duarte - o Globo (*)


BRASÍLIA e LONDRES - O forte crescimento da economia em níveis que não se veem desde 1986 não tem sido suficiente para conter o impulso emigratório, como mostra reportagem de Vivian Oswald e Martha Beck, com a colaboração do correspondente Fernando Duarte, publicada na edição deste domingo do GLOBO. Brasileiros continuam buscando uma vida melhor no exterior, ainda que isso envolva arriscar a própria vida para cruzar a fronteira entre o México e os Estados Unidos, como aconteceu com dois mineiros e dois paraenses mortos em chacina com outros 68 imigrantes latinos em agosto. Veem lá fora - em países que ainda não se recuperaram da crise - oportunidades mais consistentes de ganhar melhor e ter mais acesso a bens e serviços de qualidade. Muitos acabam se dando mal. Entre 2001 e 2009, a diferença entre quem saiu e voltou ao país está positiva em mais de meio milhão de brasileiros.

Primeiro turno da eleição presidencial 2010 no exterior

Por Rafael Bitencourt | Valor Online | 03/10/2010 21:21

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou alta a abstenção de eleitores residentes no exterior, ao atingir 55,02% dos votos já apurados. Segundo o tribunal, o comparecimento foi de 77.591 eleitores (44,98%). O TSE esperava o comparecimento nas urnas de mais de 200 mil eleitores com residência no exterior. Até o momento, 28.975 eleitores no exterior (39,47%) votaram no candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PT, Dilma Rousseff, contou com o voto de 27.992 eleitores (38,13%) e Marina Silva, do PV, com 14.555 votos (19,83%).

Lista definitiva de candidatos ao CRBE será publicada até 15/10

A lista definitiva de candidatos à eleição dos membros do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) será publicada até o dia 15/10, informa a Divisão das Comunidades Brasileiras da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores.

Para aqueles que não se inscreveram como pré-candidatos, mas que têm interesse em participar, foi aberto de 06 a 12 de outubro período final para novas inscrições de candidatos ao CRBE.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2010: Cristais quebrados

Por Carlos Vereza (*)


Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.


Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro vá, pacificamente, entregar a um outro presidente que não seja do esquema lulista os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Primeiro turno das eleições para presidente do Brasil, por Dorinha Alvarenga

Depois de totalmente absorvida em um período de campanha, debutante no PV e como candidata a deputada estadual, pude viver e sentir na pele muitas questões importantes.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A mídia na corda bamba do Boff

A mídia na corda bamba do Boff


Por Sergio Ulhoa Dani, de Kassel, Alemanha, em 27 de setembro de 2010


O escritor Leonardo Boff critica o que chamou de abuso de liberdade da imprensa brasileira que, ‘na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff.’ [1]


Os abusos da imprensa denunciados por Boff incluem: ‘o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.’ Curiosamente, esses são abusos geralmente atribuídos ao lulo-petismo. Mas o filósofo Boff não se deixa abalar por essa contradição. Na sua tentativa de socorrer Lula e Dilma, recruta um exército de 30 milhões de pobres, e não hesita em usá-los como escudos: o teólogo da libertação Leonardo Boff transmuta a guerra da imprensa contra Lula e Dilma numa ‘guerra contra os pobres que estão se libertando’, movida por 'uma elite que não aceita que alguém de baixo que chegou lá em cima tenha se tornado o presidente de todos os brasileiros'.


A lógica de Boff caminha na corda bamba. Seu texto revela alergia às elites, parece desconhecer ou desprezar o papel das elites numa democracia. Tecnicamente falando, não pode haver uma democracia verdadeira na qual cada um participa das tomadas de decisões políticas diárias, simplesmente por causa do tamanho da população na sociedade moderna. Mas, curiosamente, Boff parece não reconhecer Lula e Dilma e os lulo-petistas como elites, prefere identificá-los com os pobres, prefere mover uma reação intestina contra os 'estômagos elitistas' da mídia.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

As eleições e a herança política

Escalada do arbítrio econômico e da violência moral e ambiental no Brasil


Por Gustavo Gazzinelli e Sergio U. Dani


O Brasil é campeão da violência no mundo. As estatísticas indicam que 150 mil brasileiros morrem anualmente vítimas de causas violentas, como homicídios (especialmente nas camadas mais jovens) e acidentes de trânsito. Morrem mais brasileiros por ano por causas violentas do que civis na guerra do Iraque. Esta não é obra exclusiva do atual governo, mas o modelo que este vem trilhando pouco incide sobre a reversão deste quadro, ao contrário, piora gravemente a situação.


Existe uma violência sistêmica em escalada na sociedade brasileira. Esse tipo de violência é altamente letal e interfere diretamente na constituição moral do nosso povo, empresas e instituições. Ela afeta não apenas as gerações atuais, mas as futuras, não apenas as pessoas, mas também o ambiente que lhes dá sustentação. Ela é uma violência hipócrita, porque é praticada a título da geração de emprego e renda, desenvolvimento e progresso.

Violência social no Brasil

A violência social no Brasil

Por Antonio Flávio Testa (*)


A crescente violência social no Brasil pode ser vista sob vários ângulos.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conselho de Cidadãos decide adiar data de debate

O Conselho de Cidadãos decidiu adiar a data do debate dos candidatos da jurisdição consular de Berlim ao Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE). O debate, anteriormente previsto para 3 de setembro (sexta-feira), às 16h, em Berlin, foi adiado por tempo indeterminado.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entrevista de Sergio Dani à Johanna Nublat, da Folha de São Paulo

Pleito para conselho do Itamaraty move líderes "brasucas"

Inédita, votação escolherá representantes das comunidades brasileiras no exterior


Johanna Nublat
de Brasília para a Folha de Sao Paulo


Enquanto no Brasil as eleições caminham para o último mês de campanha, no exterior, Pastor Generoso, Lúcia do Sortidão e Francisco Sampa ainda ensaiam os primeiros passos de um corpo a corpo eleitoral.


Esses brasileiros fazem parte dos quase cem pré-candidatos às 16 vagas do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior. O órgão está sendo criado após uma experiência piloto em 2009.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brasileiros para o mundo

Brasileiros para o mundo


Por Sergio U. Dani, de Göttingen, Alemanha, em 10 de julho de 2010.

Somos três milhões de brasileiros residentes no exterior. Assim como amamos o Brasil, também amamos as nações que nos recebem no mundo. Nós não somos nacionalistas. No convívio com outros povos aprendemos que o importante na vida não é a defesa encarniçada de etnias, religiões, nacionalidades, ideologias ou partidos. Aprendemos que o importante na vida é o respeito à pessoa humana e à humanidade.