1. NÃO RESPEITOU o pedido da sociedade e das comunidades.
2. NÃO CONTEMPLOU a importância dos aquíferos, biodiversidade e demais atributos da Serra do Gandarela.
3. SÓ ATENDEU à Vale e à mineração!
ISSO É MUITO GRAVE E NÃO PODEMOS PERMITIR!
Reunião com a Ministra do Meio Ambiente
11 jun 2014 Robson d'Avila - Dia 11 de junho, em Brasília, aconteceu uma reunião entre a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Deputado Federal Padre João (PT) e duas lideranças do movimento, Teca e Paulo Rodrigues. O assunto foi a Serra do Gandarela. Na ocasião foi entregue um ofício acompanhado de cópia das 194 mensagens enviadas por e-mail à Presidente Dilma e dos 1289 nomes na petição da Avaaz “Dilma: Salve a Serra do Gandarela”. Participaram também o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Secretário de Biodiversidade e Florestas (MMA), o Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, além de diversos assessores da Ministra.
Teca, Paulo Rodrigues e o deputado manifestaram a grande preocupação com o formato do Parque Nacional da Serra do Gandarela que se encontra na Casa Civil para sanção da Presidente Dilma. Os três pontos principais levados à Ministra foram:
1. Os limites não contemplarem as áreas que garantem os aquíferos;
2. Ter sido excluída a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) pedida pelas comunidades e o formato avançar sobre as áreas de que elas precisam para garantir seu modo de vida;
3. Terem sido atendidos os interesses da Vale e da mineração, que impactam precisamente as áreas com maior número de atributos que as tornam insubstituíveis e justificam a proteção da Serra do Gandarela e a criação das duas Unidades de Conservação.
Ficou claro que a Ministra não conhecia o que estava em jogo, especialmente em relação à RDS, e só estava a par das negociações com a Vale e com o setor minerário, com os quais já estaria tudo "compatibilizado e sem conflito", pois já teriam sido feitos todos os acertos, inclusive para uma linha de transmissão para atender a Mina Apolo da Vale.
Sobre o formato do Parque Nacional, ela disse que não pode ser divulgado antes do despacho dos ministros com a Dilma para não ser entendido como fato consumado. Sobre o papel do Governo do Estado de Minas Gerais, a Ministra disse que teve dificuldades no trato com o ex-Secretário Adriano Magalhães e que já falou com Anastasia a respeito da proposta do Parque Nacional que foi encaminhada à Casa Civil, tendo o mesmo concordado.
Teca perguntou quando haveria a compatibilização com as demandas da sociedade civil que pediu o Parque Nacional, especialmente no que se refere aos aquíferos e à salvaguarda da segurança hídrica e principais atributos da Serra do Gandarela, e as comunidades que pediram a RDS. A Ministra disse que o movimento poderia enviar os argumentos e considerações, o mais breve possível, através do Deputado Padre João. No dia 19 o movimento enviou o documento.
Reunião com o Secretário de Estado de Meio Ambiente
SEMAD 5
Aconteceu no dia 2/7 uma reunião com o novo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Dr. Alceu Marques, na qual os integrantes do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela Marcus Vinícius Polignano, Bené, Teca, Maurílio e Paulo Baptista levaram as informações sobre a reunião com a Ministra, fizeram a apresentação da relevância da Serra do Gandarela e o significado da proposta que está na Casa Civil, principalmente para os aquíferos fundamentais para Belo Horizonte e vários municípios (Barão de Cocais, Santa Bárbara, Caeté, Raposos, Rio Acima, Nova Lima, entre outros). O Secretário disse que vai se informar sobre quais as tratativas feitas pelo ex-Secretário Adriano Magalhães junto ao Ministério do Meio Ambiente e que se reunirá com a Ministra em breve.
Petição Avaaz e mensagens à Presidenta Dilma
Apesar de toda a sua relevância socioambiental, a Serra do Gandarela está ameaçada por grandes projetos (como a Mina Apolo, da Vale) de mineração de ferro a céu aberto, atividade que já destruiu grande parte das áreas naturais da região central do estado de Minas Gerais. Tais projetos, se implantados, impactarão irremediavelmente os aquíferos e os demais atributos da região, comprometendo a segurança hídrica de milhões de pessoas.
Mas nós podemos fazer a diferença agora, exigindo que o governo federal proteja a região segundo os estudos técnicos que apontam a extrema relevância e a urgente necessidade de preservação da Gandarela.
A criação do Parque Nacional e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Serra do Gandarela pelo governo federal, sem ceder às pretensões das empresas mineradoras, garantirá a segurança hídrica e a qualidade de vida para milhões de pessoas, além de proteger um patrimônio paisagístico, histórico, cultural e turístico de grande valor.
Agradecemos a todos aqueles que enviaram mensagens à Presidenta Dilma e que já assinaram a petição na Avaaz “Dilma: Salve a Serra do Gandarela”.
Caso você não tenha assinado, faça isso agora! É simples.
Dilma Roussef: Salve a Serra do Gandarela
ENVIE ESTA MENSAGEM AOS SEUS AMIGOS E MULTIPLIQUE ESTA CAMPANHA!