quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Movimento da AVAAZ pela defesa do Código Florestal Brasileiro

Caros amigos,


A Amazônia está em perigo. O Senado Brasileiro está prestes a sancionar um projeto de lei que pode perigosamente enfraquecer a proteção desse precioso recurso global. Mas em três dias, comunidades indígenas vão liderar marchas por todo o Brasil pedindo que a destruição acabe. Vamos nos unir a eles e fazer dessa uma marcha global para salvar a Amazônia.


A Amazônia está em perigo: O Brasil está prestes a esvaziar o seu Código Florestal -- a menos que façamos algo agora, enormes extensões das nossas florestas ficarão vulneráveis a um devastador desmatamento.


Essa ameaça à Amazônia motivou revolta e protestos generalizados por todo o país e a tensão está aumentando. Em uma tentativa de diminuir as críticas, matadores supostamente contratados por madeireiros ilegais assassinaram ativistas ambientais. Mas o movimento está contra-atacando -- em três dias, comunidades indígenas corajosas vão liderar grandes marchas por todo o Brasil para demandar ação, e fontes internas dizem que a Presidenta Dilma está considerando vetar as mudanças.


Setenta e nove por cento dos brasileiros querem que Dilma vete as mudanças no Código Florestal, e essa pressão interna está fazendo com que algumas pessoas dentro de sua administração apoiem o veto. Mas precisamos fazer um grito mundial de solidariedade com os brasileiros para realmente influenciar Dilma. Nossa corajosa petição será mostrada em faixas nas frentes das marchas pela proteção da Amazônia. Vamos chegar em 1 milhão para SALVAR A AMAZÔNIA! Assine a petição abaixo e, em seguida, encaminhe para todos:


http://www.avaaz.org/po/save_the_amazon_a/?vl


As pessoas amam o Brasil! O sol, a música, a dança, o futebol, a natureza -- é um país que inspira milhões de pessoas em todo o mundo. É por isso que o Brasil vai hospedar a próxima Copa do Mundo, o Rio vai hospedar as Olimpíadas de 2016 e é por isso que a próxima Conferência da Terra, um encontro que pretende parar a lenta morte do nosso planeta, acontecerá no ano que vem também no Rio de Janeiro.


Nosso amor não é equivocado -- a Amazônia é essencial para a vida na Terra -- 20% do oxigênio e ⅕ de toda água potável do mundo vem dessa magnífica floresta tropical. É por isso que é tão importante que todos nós protejamos a Amazônia.


Mas o Brasil também é um país em rápido desenvolvimento, lutando para tirar milhões da pobreza, e é intensa a pressão nos seus líderes políticos para desmatar e criar minas para gerar lucro. Daí o perigo de essas lideranças estarem quase dando o braço a torcer em termos de proteção ambiental. Ativistas locais estão sendo assassinados, intimidados e silenciados. Cabe aos membros da Avaaz ao redor do mundo se juntarem aos brasileiros e demandarem aos políticos do Brasil que sejam firmes.


Muitos de nós já vimos em nossos próprios países como o crescimento frequentemente chega às custas do nosso patrimônio natural; nossas águas e ar são poluídos, nossas florestas morrem.


Há uma alternativa para o Brasil. O antecessor de Dilma reduziu massivamente o desflorestamento e consolidou a reputação internacional do país como líder em questões ambientais, além de gozar de um gigantesco crescimento econômico. Vamos nos unir agora, enquanto líderes indígenas e ambientais estão levando suas lutas para as ruas e demandando à Dilma que siga o mesmo exemplo -- assine a petição para salvar a Amazônia e, em seguida, encaminhe esse email para todos:


http://www.avaaz.org/po/save_the_amazon_a/?vl


Nos últimos 3 anos, os membros da Avaaz no Brasil mobilizaram-se com enormes iniciativas e lideraram extraordinárias campanhas para que o mundo chegue a ser aquele que todos desejamos: eles conseguiram a aprovação de uma histórica lei anticorrupção e fizeram lobby para que o governo tivesse um papel de liderança na ONU, protegesse os direitos humanos e interviesse para apoiar a democracia no Oriente Médio, e ainda ajudasse a proteger os direitos humanos na África e outras regiões. Agora, uma vez que ativistas brasileiros corajosos estão sendo assassinados por proteger um precioso recurso global, vamos nos unir nesse importante dia de ação para salvar a Amazônia e proclamar o Brasil como verdadeiro líder internacional mais uma vez.


http://www.avaaz.org/po/save_the_amazon_a/?vl


Com esperança,


Emma, Ricken, Alice, Ben, Iain, Laura, Graziela, Luis e o resto da equipe da Avaaz




MAIS INFORMAÇÕES:


Câmara dos Deputados aprova projeto de mudança do Código Florestal:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110525_codigo_atualiza_pai.shtml


Entenda a polêmica sobre o novo Código Florestal:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110510_codigo_florestal_qa_mdb.shtml


Ambientalistas apostam em veto de Dilma ao Código Florestal:
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/920706-ambientalistas-apostam-em-veto-de-dilma-ao-codigo-florestal.shtml


Líderes extrativistas são assassinados no Pará:
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2011/05/lideres-extrativistas-sao-assassinados-no-para/?searchterm=castanheiro


Senado vai aprovar novo Código Florestal até outubro, diz Katia Abreu:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-vai-aprovar-novo-codigo-florestal-ate-outubro-diz-katia-abreu,758757,0.htm


Senado precisa modificar o Código Florestal
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110619/not_imp734296,0.php


Para senador, novo Código Florestal compromete a defesa do meio ambiente
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/06/16/para-senador-novo-codigo-florestal-compromete-a-defesa-do-meio-ambiente/


Igreja Católica anuncia apoio contra o novo Código Florestal Brasileiro
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/06/22/igreja-catolica-anuncia-apoio-contra-o-novo-codigo-florestal-brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário