domingo, 15 de abril de 2012

Construindo o saber da Ciência

Sergio U. Dani, Heidelberg, Abril de 2012.


José Eymard Pittella é um cientista atento para a função social da ciência. Em “Construindo o Saber da Ciência” (*) ele revela a experiência de um dos próprios construtores dessa obra sempre viva e inacabada. A construção do saber da ciência é definida como uma atividade humana sujeita às influências fisiológicas, psicológicas, individuais e sociais. Na abertura, apoia-se na filosofia de Vico e Dostoievski para definir o problema central dos limites da consciência humana. No capítulo dedicado aos fundamentos da obra, Pittella examina a criatividade humana, suas origens e natureza. Nos capítulos seguintes, conduz o leitor pelos andaimes e os bastidores da construção. Quem produz o conhecimento? Quem financia a pesquisa? Quais são as razões, a ética e os efeitos do fenômeno da autoria múltipla? Quem avalia e decide o que será publicado, de tudo o que é produzido? Quem decide quem receberá um Prêmio Nobel, e baseado em quais critérios? Quem tem acesso ao conhecimento científico e tecnológico? Quais as consequências do saber científico e tecnológico para a sociedade? Existe justiça, liberdade e solidariedade na construção do saber da ciência? Pittella trata destas e outras questões de maneira responsável e bem informada, deixando para o leitor tirar suas próprias conclusões. O conteúdo é ricamente referenciado em estudos e fatos históricos cuidadosamente selecionados pelo autor. Recomenda-se para todas as pessoas interessadas em entender como se constrói o saber da ciência sobre o qual tanto se constrói como se destrói o mundo.


(*) Pittella, JE. Construindo o Saber da Ciência. Belo Horizonte, Editora COOPMED, 2012. O livro custa R$40 e pode ser adquirido pela loja virtual da Coopmed: http://www.virtual.coopmed.com.br/


Sobre o autor: José Eymard Pittella foi professor de neuropatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais de 1970 a 2001. É internacionalmente conhecido pelas suas contribuições científicas para o conhecimento das manifestações neuropatológicas de doenças infecto-parasitárias, especialmente a Doença de Chagas. Atualmente trabalha em projetos de pesquisa e extensão na área de neuropatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário