terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Substituir o Estado ultrapassado de Brasília pelos Estados Naturais do Brasil

LD Dr.med. DSc. Sergio U. Dani


O Brasil é composto de Estados Naturais: as grandes bacias hidrográficas e seus povos. Os grandes rios trazem a vida aos seus territórios assim como as artérias aos órgãos do corpo. A autonomia, a paz e o desenvolvimento sustentável dos nossos povos começam pelo reconhecimento político desses Estados Naturais. No passado, declaramos nossa independência de Portugal. Agora é a hora de declararmos nossa independência de Brasília. Essa é a aspiração natural dos nossos povos, pela qual temos lutado em todas as épocas da nossa história. O modelo ultrapassado da centralização e federalização deve ceder lugar ao modelo dos novos países organizados nos seus territórios naturais. A união e o fortalecimento dos nossos povos, territórios e governos naturais será consequência de sua independência de Brasília.

Adendo (11.02.2015)

Nos anos 1940, Julian Steward esboçou uma distribuição das áreas culturais da América do Sul no „Handbook of South American Indians" (12 áreas). Em 1978, esta distribuição foi aceita pelo etnólogo alemão Mark Münzel com pequenas alterações (11 áreas) [1]. Veja o mapa:



Agora compare com a distribuição das grandes bacias hidrográficas brasileiras:



Chama a atenção que as bacias do leste, a bacia amazônica e a bacia do Paraná compõem unidades culturais, respectivamente, Brasil oriental, Amazônia e Paraná. Parte da bacia do Paraguai e as bacias do Sul do Brasil compõem, respectivamente, as unidades culturais do Chaco e da Patagônia. 


Referência:

[1] Wolfgang Lindig und Mark Münzel: Die Indianer. Band 2: Mittel- und Südamerika. 3. Auflage. dtv Wissenschaft, München 1985. S. 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário