domingo, 17 de agosto de 2014

PACTO PELA VIDA

Eduardo Campos e sua revolução silenciosa

Por José Luiz Ratton*, especial para o blog Repórter de Crime, 14.08.2014
(http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2014/08/14/eduardo-campos-sua-revolucao-silenciosa-546075.asp#.U-5TkGiYBcM.facebook)

O Brasil perdeu ontem o político mais brilhante de sua geração. Eduardo Campos reunia um conjunto de características raras: compromisso com a justiça social e a democracia, vocação para o diálogo, enorme habilidade política e talento para a gestão.

Dentro do seu legado, que não é pequeno, destaco o compromisso corajoso e sistemático com a redução da criminalidade violenta em Pernambuco. Tive a oportunidade de ajudar a construir, ao seu lado e sob seu comando, a Política Pública de Segurança mais avançada, abrangente e bem sucedida do Brasil: o Pacto pela Vida. Combinando prevenção social da violência e repressão qualificada da criminalidade, gestão eficiente e participação social, Eduardo mostrou que segurança pública e os direitos humanos não são somente compatíveis, mas absolutamente complementares.

O Pacto pela Vida promoveu, entre 2007 e 2013, a redução de 40% na taxa de homicídios em Pernambuco e de 60% no Recife.

Através da integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, da articulação permanente com o Poder Judiciário e com o Ministério Público, da criação de programas de prevenção da violência com foco nos grupos mais vulneráveis, Eduardo comandou pessoalmente, de janeiro de 2007 a fevereiro deste ano, uma revolução silenciosa na área de Segurança Pública em Pernambuco, introduzindo criativos processos de governança baseada em informação e em evidências. Obteve reconhecimento nacional e internacional recebendo prêmios da ONU e do BID para o Pacto Pela Vida e demonstrando praticamente que a redução do crime violento e a construção de uma sociedade mais segura são possíveis se forem transformadas em prioridades estratégicas dos governantes e colocadas no centro da agenda política nacional.

*José Luiz Ratton é sociólogo e Professor da UFPE
Assessor Especial do Governador Eduardo Campos para a área de Segurança Pública entre 2007 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário