terça-feira, 26 de outubro de 2010

Casa de viúva de Chico Mendes sofre tentativa de invasão no Acre

24/10/2010 - 20h29
Reportagem de Kátia Brasil
De Manaus para a Folha Online


A casa de Ilzamar Mendes - viúva do líder seringueiro Chico Mendes(1944-1988) - ficou vigiada neste sábado pela Polícia Civil, após uma tentativa de invasão ao imóvel, localizado em Rio Branco (AC).


Na sexta-feira, por volta das 20h30, bandidos tentaram invadir a casa a residência, que fica a 8 km do centro da capital, no bairro de Vila Acre.


Ilzamar, 45, estava acompanhada de Maria Luiza, sua neta de 6 anos, quando aconteceu o caso.


Eu ouvi um barulho, abri a janela do meu quarto vi que tinha três homens. Eles arrombaram e derrubaram o meu portão no chão. Permaneceram ali por cinco minutos. E depois saíram caminhando normalmente pela rua", afirmou a viúva à Folha. Ela disse ainda que chamou a polícia e prestou queixa.


À reportagem, ela afirmou que não crê em relação política na tentativa de invasão de sua casa. Ilzamar tem aparecido na propaganda eleitoral gratuita na TV do presidenciável José Serra (PSDB). Ela pede apoio ao candidato dizendo que ele "representa a causa ambiental, a grande bandeira de luta de Chico Mendes".


Ela atribuiu a tentativa de invasão à violência no Acre. "Eu estou aparecendo na mídia [no programa do Serra] e isso me preocupou, mas não quer dizer que é [a tentativa de invasão] uma questão política."


Ilzamar disse que recebeu segurança da Polícia Civil. "Esta invasão fez com que minha família lembrasse da violência que nós sofremos [quando houve o assassinato de Chico Mendes] e que vai fazer 22 anos em dezembro."


Procurado pela reportagem, o delegado geral da Polícia Civil do Acre, Emilson Farias, disse que foi aberto um inquérito para investigar o caso. Segundo ele, Ilzamar revelou aos policiais que estava sofrendo ameaças - o que não foi dito à Folha antes da declaração do delegado.


Farias disse ainda que peritos foram ao local e coletaram provas, como impressões digitais. Os acusados não foram localizados até as 19h.


Depois de falar com o delegado, a reportagem procurou Ilzamar para questionar sobre as ameaças, mas não conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário